Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Quinta, 22 Outubro 2020 15:47 | Última Atualização: Segunda, 22 Novembro 2021 11:32 | Acessos: 8504

Para encontrar a resposta de uma pergunta do seu interesse, aperte CTRL+F, digite uma ou mais palavras-chave, e aperte ENTER.

1. Como faço para ingressar em um curso de graduação?

Acesse https://ufrr.br/cpv/processos-seletivos.

2. Sou aluno da UFRR. Como posso ter acesso a algum auxílio financeiro?

Acesse https://ufrr.br/prae/informacoes.

3. Como faço para revalidar diplomas de cursos de graduação ou pós-graduação expedidos por instituições estrangeiras?

O pedido de revalidação de diploma de graduação ou pós-graduação expedido por instituição estrangeira deve ser realizado na Plataforma Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br). Verifique os documentos necessários na página https://ufrr.br/proeg/revalidacao-de-diplomas.

Se deseja revalidar diploma de curso de pós-graduação, verifique os documentos necessários no art. 8º da Resolução nº 006/2019- CEPE, disponível na página https://ufrr.br/conselhos/downloads/category/294-resolucoes-2019.

4. Como ocorre o processo de Mobilidade Acadêmica Nacional ?

Acesse https://ufrr.br/proeg/apresentacao-cultura?id=23.

5. Qual a nota mínima para aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação da UFRR?

Será aprovado, por média na disciplina ou módulo, o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). Aos alunos que não atingirem a média, e obtiverem média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) e igual ou inferior a 6,9 (seis vírgula nove), com frequência mínima, é concedido Exame de Recuperação, exceto nos estágios curriculares. Será aprovado no Exame de Recuperação o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

Fonte: Regimento Geral, a partir do art. 53 (https://ufrr.br/2015-07-23-18-30-35)

6. Em que casos o aluno pode ser desligado do curso de graduação da UFRR?

A perda do vínculo com os cursos de graduação da UFRR ocorre nos seguintes casos:

Como aplicação de sanção de exclusão - poderá ocorrer para os casos previstos pelo art. 110 do Regimento Geral da UFRR, após conclusão de Processo Administrativo Disciplinar;

Por insuficiência de desempenho - se dará quando do atingimento de 04 (quatro) reprovações no mesmo componente curricular, conforme disposto no inciso II, art. 61 do Regimento Geral da UFRR;

Por abandono de curso - se dará quando ocorrer uma das seguintes situações: por 02 (dois) períodos letivos consecutivos o discente não realizar a matrícula curricular ou institucional; por 02 (dois) períodos letivos consecutivos o discente for reprovado por falta ou falta e nota em todos os componentes em que esteja matriculado; ou por 02 (dois) períodos letivos consecutivos o discente incorrer na combinação das situações descritas nos dois parágrafos anteriores.

Fonte: art. 10º da Resolução Nº 009/2018-CEPE (https://ufrr.br/conselhos/downloads/category/251-resolucoes-2018)

7. O que é Iniciação Científica (PIC)?

É o Programa de Iniciação Científica (PIC), do qual alunos de graduação podem participar, mediante recebimento de bolsa, ou voluntariamente. Para consultar informações sobre este Programa, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

8. Como obter informações sobre cerimônias de colação de grau?

Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou se dirigir à sala do Cerimonial, localizada no Campus Paricarana, prédio da Reitoria, sala PROPLAN. Tel: 95 98113-0494.

9. Quais os cursos de Pós-graduação ofertados pela UFRR? Como posso ingressar?

Acesse http://ufrr.br/pos-graduacao e clique no nome do curso para acessar a respectiva página, no qual as informações sobre os processos seletivos de ingresso estão nas notícias ou em algum menu de nome “editais” ou “processos seletivos”. Como alternativa, pode-se clicar em “fale conosco”, procurar o nome do curso e o número de contato.

Conforme Art.16 Resolução nº 010/2016-CEPE/UFRR, “Poderão ser admitidos nos Programas de Pós-graduação os candidatos que tenham curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação, obedecendo às especificidades de cada Programa”.

10. Os discentes dos cursos de pós-graduação recebem bolsa?

Agências de fomento (CAPES, CNPQ) ofertam bolsas para alunos de pós-graduação. Para ter acesso, o aluno deve ficar atento aos editais que são publicados na página do programa de pós-graduação, ou buscar mais informações com a coordenação do curso.

11. Como acontece a seleção de alunos para ingresso no Colégio de Aplicação?

O processo de seleção de ingresso de novos alunos no Colégio de Aplicação, nos anos 1º, 6º, 8º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, acontece através de Sorteio Público. Os editais de seleção para ingresso são anualmente publicados na página http://ufrr.br/editais.


12. Quais são os
cargos vagos e ocupados de técnicos administrativos e docentes da UFRR?

Acesse https://dados.ufrr.br/dataset/quadro-de-vagas-ocupadas-e-desocupadas.

13. Há assistência específica para o aluno com necessidade especial ou deficiência?

Sim. A Divisão de Acessibilidade (Núcleo Construir) assiste alunos com necessidades especiais. Página: https://ufrr.br/prae/dac-apresentacao .

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Local: Bloco IV, 1º corredor à esquerda, 1ª sala à direita.


14. Quais os procedimentos para empréstimos de livros?

O discente e servidor deve acessar o módulo “biblioteca” no sistema SIGAA, clicar em Cadastrar para Utilizar os Serviços da Biblioteca para criar senha para acesso ao serviço de empréstimo.

Pessoas da comunidade em geral não podem fazer o empréstimo de livros; somente consulta local.

Tel: 95 98113-0597.

15. Quais serviços são ofertados pelas Bibliotecas da UFRR?

São serviços abertos à comunidade em geral: consulta local, empréstimo para reprografia, uso de computador com internet mediante agendamento de horário, comutação bibliográfica, orientação à pesquisa acadêmica e catálogo online.

comunidade acadêmica tem com exclusividade o empréstimo domiciliar, orientação à pesquisa e ao levantamento bibliográfico, orientação à elaboração dos trabalhos técnico-científicos, treinamento de usuários, elaboração de fichas catalográficas e acesso à rede de internet sem fio.

16. As Bibliotecas da UFRR aceitam doação de livros?

As Bibliotecas da UFRR não se obrigam a receber doações. Na página http://www.bc.ufrr.br/index.php/documentos, há um formulário padrão de doação de livros com instruções. O doador deverá encaminhar este formulário preenchido previamente, com a quantidade de cada obra que pretende doar, para que a Biblioteca Central realize seleção e avaliação do material.

registrado em:
Fim do conteúdo da página